Business

DESPACHO OU OFERENDA? OBRIGAÇÃO OU ENTREGA?

pa1

A oferenda na Umbanda é sempre um ato de Amor, de agradecimento, ou um pedido para renovar as energias. Geralmente feita na encruzilhada, nas matas, campos, à beira mar.
A entrega ou Amalá é um ritual em que o umbandista oferece elementos para que o Orixá possa trabalhar por uma determinada causa. Normalmente entrega-se a comida, bebida, vela e demais elementos, que devem ser os correspondentes a cada Orixá. O umbandista crê que os elementos entregues geram forças magnéticas, e a energia necessária que será transformada pela Espiritualidade em benefício do pedido, de acordo com o merecimento de cada um.

Uma entrega feita corretamente, e isto implica principalmente a autenticidade e a pureza no coração daquele que a oferece, é como a chave de um portal que se abre no mundo astral, para que ocorra a comunicação entre os mundos e através deste portal emane a Força necessária para o auxílio deste filho necessitado que veio pedir com humildade e Fé. Quando a entrega é solicitada pelos guias para obtenção de alguma graça ou para purificação do médium, ou ainda para acelerar a ligação do médium com seus guias, ou livrá-lo de um estado de confusão por não saber lidar com sua mediunidade, a entrega passa a se chamar obrigação, e nunca, mas nunca mesmo deve ser negligenciada, sob o risco de agravar o desequilíbrio energético do médium.
Já o despacho, tem uma conotação negativa, tem um peso, pois muitas vezes é exigido o sacrifício de animais para o mesmo, o que não faz parte da ritualística umbandista. O despacho muitas vezes é ofertado aos exus de encruzilhada, que na verdade são quiumbas e não os Exus de Lei que trabalham na Umbanda. Podem ter o intuito de pedidos de teor indecoroso, ou mesmo com o intuito de prejudicar alguém, ou algum desejo totalmente equivocado por parte de um médium não desenvolvido distante do caminho da Luz. Geralmente geram grande dívida cármica a quem os promove, e não trazem bem algum, além de ser o ritual que mais polui a natureza.
Na verdade, se formos refletir, em um mundo que tenta lutar por melhorias ambientais, qualquer uma destas práticas seria um demérito, pois estaria gerando um material a mais a sobrecarregar a natureza. Hoje em dia, o conselho dos babalorixás é entregar a oferenda, fazer as orações e a reflexão necessária para se conectar com a energia dos orixás, e após cerca de 30 minutos, considera-se que a transmutação energética já tenha ocorrido, e o material já nada representa, podendo ser transportado e descartado adequadamente sem poluir o ambiente. Os espíritos que estão trabalhando em prol do médium que ali está em atitude de súplica e/ou agradecimento, são especialistas em captar as energias emanadas dos corpos etéricos das oferendas, como as frutas, flores e velas nelas contidas. Nesta transmutação entram ainda as energias do próprio médium, conectado com seus guias e com a espiritualidade que ali está presente no sentido de auxílio e benção. Por isso tudo, estes momentos devem ser vividos de modo contrito, com grande seriedade, Paz, Fé e muitas vezes são momentos de grande aprendizado para o médium, quando ele se preparar para este momento e tem a maturidade de perceber toda a atividade mágica ao redor.

Alex de Oxóssi
Rio Bonito - RJ

ispaCOMPRE OS LIVROS COM CONTEÚDO DESTE SITE E AJUDE A CONSTRUIR O INSTITUTO POVO DE ARUANDA
A venda dos livros será destinada para a construção do Instituto Social Povo de Aruanda (I.S.P.A.), CLIQUE nas imagens e será direcionado ao site onde o mesmo poderá ser pago em até 12 x através do cartão de crédito.
POVO DE ARUANDA I, II e III(Clique na capa e será direcionado ao site)

Dividimos este conteúdo em 3 Volumes, mas você poderá adquiri-los em único volume com 370 páginas, a capa acima é do livro que contém os 3 volumes, mas você poderá comprar separadamente:
– Povo de Aruanda – Vol. I (clique)
Povo de Aruanda – Vol. II – Livro de Orações (clique)
– Povo de Aruanda – Vol. III (clique)
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

COMPRE NOSSO LIVRO - ATÉ 12x SEM JUROS

 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste