Business

OXUM OPARÁ, AS CRIANÇAS E A ÁGUA

 

oxEm 12 de outubro se comemora o Orixá Oxum Opará ou Apará, que tem sincretismo com Nossa Senhora de Aparecida. É a divindade dos rios e cachoeiras, e dos locais onde há a pororoca, o encontro das águas dos rios.

Sua natureza une os elementos água e vento, e é considerada filha de Xangô e Obá, sendo a representação de uma Oxum guerreira, que carrega o espelho (Abebé) e a espada (Adagá).

A identificação com o elemento vento a aproxima de Iansã, e pode ser meiga e doce como é característica de Oxum,mas pode ser também agressiva e combativa, lembrando o ímpeto da própria queda d’ água das cachoeiras.

Não admite mentiras ou injustiças e acolhe seus filhos sem descriminação. Gosta de tudo muito limpo e seus filhos são intuitivos pois Oxum Opará dá o poder de ler todo e qualquer oráculo. Suas filhas são autênticas e de personalidade forte, carregam consigo as mágoas e tristezas da vida, tem poucos amigos e sempre são ponderadas e justas, onde muitas vezes a sua sinceridade chega a machucar. São vaidosas, porém não vivem para seu ego. Tem um lado espiritual muito aflorado para o ocultismo e adoram presentear e ajudar as pessoas. Não gostam de críticas, e amam profundamente, porém se não gostam de alguém, nada as demove. Não choram em público, preferem fazê-lo em silêncio e em particular.

Oxum Opará protege seus filhos e não permite que mal algum os atinjam, devolvendo prontamente qualquer demanda que ocorra.

Alguns consideram que Oxum Opará acompanha Ogum pelas estradas e dança com ele quando se manifestam juntos numa festa. Leva uma espada na mão e pode vestir-se na cor marrom vermelhado,a Senhora da Espada.
Seu dia – 12 de outubro – é compartilhado com as crianças, mas não as crianças espirituais, e sim as crianças encarnadas da Terra. São estas crianças que também serão amparadas por Oxum, e a ela devemos pedir para que as crianças sejam amparadas, protegidas de todo o mal e necessidade, que possam ser bem alimentadas, bem nutridas, bem orientadas, para que sejam jovens equilibrados e adultos que melhorarão o mundo.

cria
Também devemos pedir a Oxum para não nos faltar as águas doces que nos assegura a vida. Ao Orixá Oxum foram consagrados por Zambi duas coisas primordiais aos seres humanos: as águas doces e o Amor. Então, vamos todos dias pedir à vibração de Oxum que nos permita ter sempre acesso à água, e ao mesmo tempo vamos aprender a ser guardiões desta, economizando, usando com economia e exemplificando a sua preservação.ox

Da mesma maneira, vamos deixar nossos corações bater no ritmo do Amor de Oxum, imenso, infindável, além da vida.Vamos perceber a Magia que Oxum nos traz, nos ensinando a compreender os mistérios da Vida, superando as lutas, ultrapassando as dificuldades, fluindo e clarificando, vibrando na plenitude do seu ponto de Força Cósmica.

Ora iê iêo!
.

Alex de Oxóssi

Rio Bonito - RJ

Fontes consultadas:
http://meuorixa.wordpress.com/2012/08/07/opara-oxum-opara/
http://terradosorixas.blogspot.com.br/2011/01/qualidade-oxum-opara.html
http://umbanda-sete.blogspot.com.br/2010/04/oxum-apara.html
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

COMPRE NOSSO LIVRO - ATÉ 12x SEM JUROS

 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste