Business

Iemanjá festejada em Copacabana

Enviado por Marcelo Dias -29.12.2010| 22h30m






As areias de Copacabana abrigaram hoje à tarde duas cerimônias religiosas para adeptos da umbanda, com mais de 1.500 pessoas, entre fiéis e curiosos que pararam para assistir às homenagens a Iemanjá. Num dos eventos, organizado pela Congregação Espírita Umbandista do Brasil (Ceub), a festa foi precedida por uma procissão com a imagem da entidade, do Estácio ao Posto 3. No início da noite, um barco de quatro metros foi lançado às águas com oferendas à Rainha do Mar.

O evento contou também com seguidores de outros credos. Dentre os participantes, estava o padre Geraldo José Natalino, da Igreja de Santa Bernadete, em Higienópolis, que cantou em louvor a Iemanjá e, em seguida, rezou uma Ave Maria:

— Sou sacerdote católico e o Brasil é tão rico religiosamente que temos de dar um basta a qualquer forma de ódio religioso.

— Nem parece um padre. Parece um umbandista! — brincou a presidente da Ceub, a mãe de santo Fátima Damas. — Vi muita gente dizendo cruz-credo nas ruas, durante a procissão, e não vamos nos livrar disso (do preconceito).


Na areia, uma enorme concha estilizada foi montada para receber os presentes para Iemanjá. Havia cestos de frutas, garrafas de cidra, doces e produtos de beleza. Perto dali, na festa organizada pelos comerciantes do Mercadão de Madureira, as irmãs Deílma e Denise Fernandes levaram um barco enfeitado de conchas, com oferendas para Iemanjá em agradecimento a graças obtidas neste ano.

— Participamos destas festas todo ano. Trouxemos um barco com palmas de ramos, ovos para a limpeza de espírito, canjica para a saúde, fitas coloridas para os ciganos e uma rosa amarela para Iansã, que irá reger 2011 — conta Denise.

— Vim agradecer pelo que consegui — disse a dona de casa Rita Costa, que levou palmas para a divindade.


Veja a fotogaleria aqui


 


Fonte: Jornal Extra

COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

COMPRE NOSSO LIVRO - ATÉ 12x SEM JUROS

 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste