OS FUNDAMENTOS DO CONGÁ



Noberto Peixoto



O congá é o mais potente aglutinador de forças dentro do terreiro: é atrator, condensador, escoador, expansor, transformador e alimentador dos mais diferentes tipos de energias e magnetismo. Existe um processo de constante renovação de axé que emana do congá, como núcleo centralizador de todo o trabalho na umbanda.

Cada vez que um consulente chega à sua frente e vibra em fé, amor, gratidão e coniança, renovam-se naturalmente os planos espiritual e físico, numa junção que sustenta toda a consagração dos orixás na Terra, na área física do templo.

Vamos descrever as funções do congá: atrator: atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção das ondas mentais emitidas.

Quanto mais as imagens e elementos dispostos no altar forem harmoniosos com o orixá regente do terreiro, mais é intensa essa atração. Congá com excessos de objetos dispersa suas forças.

CONDENSADOR: condensa as ondas mentais que se “amontoam” ao seu redor, decorrentes da emanação psíquica dos presentes: palestras, adoração, consultas etc.

ESCOADOR: se o consulente ainda tiver formas-pensamentos negativas, ao chegar na frente do congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo, como se fosse um pára-raios.

EXPANSOR: expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e refluxo constante.

TRANSFORMADOR: funciona como uma verdadeira usina de reciclagem de lixo astral, devolvendo-o para a terra; alimentador: é o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois junto dele fixam-se no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.

Todo o trabalho na umbanda gira em torno do congá. A manutenção da disciplina, do silêncio, do respeito, da hierarquia, do combate à fofoca e aos melindres, deve ser uma constante dos zeladores (dirigentes).

Nada adianta um congá todo enfeitado, com excelentes materiais, se a harmonia do corpo mediúnico estiver destroçada; é como tocar um violão com as cordas arrebentadas.

Caridade sem disciplina é perda de tempo. Por isso, para a manutenção da força e do axé de um congá, devemos sempre ter em mente que ninguém é tão forte como todos juntos.

Titulo original: Os fundamentos do congá (atrator, condensador, dispersor, expansor, transformador e alimentador)

Umbanda Pé No Chão - Noberto Peixoto - Pelo Espírito Ramatis




Sinopse do Livro:

Umbanda Pé no Chão vem suprir o que faltava na literatura espiritualista, esclarecendo de forma muito objetiva assuntos relacionados com os orixás (energias cósmicas, e não espíritos que incorporam) e sua influência no psiquismo humano, os exus (elemento deslocador de fluido cósmico entre os planos, e não entidade de “chifres”) e sua atuação como agentes de reajustamentos cármicos, as formas de apresentação dos espíritos, a finalidade dos amacis e das ervas, os florais e suas afinidades com os orixás, a magia como movimentação de energia voltada para a caridade, além de preciosos detalhes sobre o desenvolvimento mediúnico, as diferenças ritualísticas nos terreiros, a importância dos condensadores energéticos, e uma abordagem inédita da presença da vibração dos orixás nas passagens do Evangelho de Jesus. Sem sombra de dúvidas, este guia de estudos contribuirá positivamente para que a umbanda seja melhor compreendida e praticada.

3 comentários:

ADALCI disse...

BOA NOITE,fui umbandista quase 2 anos num terreiro,no comeco tudo bom,mas depois comecei a enxergar as coisas diferentes,ali nao era meu lugar.fiquei 3meses sem frequentar um centro,no dia 12 de julho achei meu lugar .faz um mes que estou la ,sou bem vinda;recebo todos os meus quias,trabalho com eles,nao sei se e assim,mas estou feliz. umbanda e paz,amor,caridade.... quero dizer o que com isso,que a umbanda e mau falada por que? pois algumas pessoas ILUDEM AS OUTRAS,DIZEM QUE EXU DA DINHEIRO,CONSULTAS ABSURDAS ,QUE PRETOS VELHOS AJUDAM NA PARTE FINANCEIRA,QUE E ISSO MINHA GENTE,BOM AOS POUCO CONTO MAIS SOBRE O QUE ACONTECEU COMIGO,ABRACO QUE OXALA OS ABENCOE

RESPOSTA

Então eu respondo assim:

" A Umbanda que eu conheço, não nos faz “ganhar na loteria”, “achar potes de ouro no fim do arco-íris”, encontrar um príncipe encantado montado em um cavalo branco e nem uma princesa de grandes e grossas tranças, não coloca na conta de Deus o que devemos, nem nos dá seguro de carro, casa ou vida, nos dá sim a força espiritual e o entendimento para resolvermos todos estes pequenos problemas com discernimento e humildade, aceitando o que não podemos evitar e evitar o que não devemos fazer. Nos dá a paz de espírito e faz com que todos os problemas pareçam menores quando olhamos para trás e vemos o desespero daqueles que nos procuram."

valeria disse...

adorei o blog,gostaria de informaçoes de como posso fazer a firmeza no meu gonga?Pois,ja pesquizei em varios lugares e dizem q tem que colocar as ferramentas do orixá responsavel,gostaria muito da ajuda de vcs,obrigado!

Fonseca SP disse...

simplesmente está maravilhoso o site e oseu conteudo essa é a verdadeira umbanda que não esconde nada esclarece tudo diferente de nação que tudo é segredo

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LIVRO:POVO DE ARUANDA VOL I, II e III


COMPRE EM ATÉ 12 x SEM JUROS



 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Este é a união dos três volumes, que foram divididos apenas para ficar mais em conta cada volume, estes três volumes são o conteúdo deste Blog, clique na imagem e será direcionado onde o mesmo poderá ser adquirido.