VIOLÊNCIA E PAZ:QUEM É QUE FAZ?




Diante dos quadros de violência que se apresentam em nossa sociedade, faz-se necessário refletirmos sobre a importância da Umbanda em nossas vidas. Tal reflexão auxiliará o entendimento do real valor que damos aos interesses material e espiritual.
O interesse material deve ser entendido como um fato necessário para nossa existência e sobrevivência no planeta.
Observando nossa aspiração profissional, devemos respeitar as leis e normas que sustentam os códigos de ética e moral da sociedade da qual fazemos parte.
O cumprimento de nossos deveres e obrigações garante uma vida idônea e, certamente, apreciada pelos espíritos de luz.
Ponderando sobre a preocupação de nos protegermos da violência, deveríamos antes, procurar saber o que a gera e a alimenta: não é raro vermos pessoas ostentando bens materiais, sem condições reais de mantê-los, ou seja, querem ter, nem que para isso, lancem mão de meios ilícitos para conservar.
Quantos são os casos de pessoas que compram um carro e quando este apresenta um defeito, correm para comércios clandestinos, sob a alegação de que vendem mais barato e desta forma adquirem a peça de que necessitam? Não está aí a explicação para até hoje não ter sido possível combater os roubos e furtos de automóveis?
E o que falar das pessoas que instalam os chamados “gatos” em suas residências para poderem ostentar luminárias nos jardins, ar condicionado, piscina com água aquecida, etc.?
E quando se acha uma carteira com dinheiro e sob a alegação de que “achado não é roubado”, fica-se com o dinheiro e colocam-se os documentos em lugar que o dono possa encontrar. E se esse dinheiro perdido for para uma cirurgia de emergência, ou para saldar uma divida?
O que dizer dos servidores públicos, que enriquecem com as propinas e vantagens do cargo que ocupam, sob a alegação de que dinheiro é do governo? Por acaso, o governo não é mantido com o meu, o seu, o nosso dinheiro?

funcionários públicos; não precisam esperar na fila pelo atendimento? E aquelas pessoas que entram num banco lotado e ao encontrarem um conhecido na fila, pedem para “quebrar o galho” e deixam um amontoado de contas para serem pagas? Não estão, essas pessoas, desrespeitando àquelas que estão horas aguardando o atendimento? (isso é muito comum em cidades do interior).
Não podemos esquecer daquelas pessoas, que defendem o uso da maconha, alegando ser um “produto natural”, inofensivo, muito menos perigoso que o álcool e o cigarro. No entanto, deveriam saber, que é com o dinheiro da venda de maconha que os traficantes formam seus arsenais de guerra, destruindo famílias e roubando de jovens incautos a possibilidade de se tornarem homens de bem.
Quando recebemos um troco a mais, de um caixa distraído de uma loja, banco ou supermercado; o que fazemos?
No que tange à espiritualidade é óbvio que não podemos negar as nossas necessidades materiais. Contudo, é importante não confundirmos necessidade com frivolidade. Na busca do bem-estar não confundirmos conforto com opulência. No desejo de prosperar não confundir aspiração com ambição com ambição. No êxito do seu desempenho, não confundir satisfação com orgulho.
Não devemos, sob pretexto de que “errar é humano”, achar normal as atitudes que só favorece a nós e aos nossos; esquecendo que fazemos parte de um todo, onde cada criatura tem seu espaço, seu tempo e suas necessidades. Respeitar essas condições nos outros é garantir para nós e para os nossos, a bem-aventurança dos tempos de regeneração.
Quem de fato, busca a espiritualidade, sabe que o caminho é a humildade e tem prazer em servir ao próximo.
Bem vinda seja a LUZ DA UMBANDA, que através de seus Guias e Orixás, orienta a nós todos no cumprimento do exercício da nossa fé, através dos pilares que sustentam as leis do amor e da caridade.
Sabemos por exemplo infindos que O MAL TEM FORÇA. Mas, O PODER É DO BEM e daqueles que o praticam.

PELO CIGANO

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LIVRO:POVO DE ARUANDA VOL I, II e III


COMPRE EM ATÉ 12 x SEM JUROS



 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Este é a união dos três volumes, que foram divididos apenas para ficar mais em conta cada volume, estes três volumes são o conteúdo deste Blog, clique na imagem e será direcionado onde o mesmo poderá ser adquirido.