Exu-Mirim

Exú-Mirim

Algumas Considerações sobre Exu-Mirim

Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada "de lado" dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.

Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar - se muito da existência deles.

Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda".

Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma divindade ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade - trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê). Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta a força da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Exu – Mirim” responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim traz situações e “complicações” para que utilizando o vigor e estimulados possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos.

Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu – Mirim, formada por "espíritos encantados" ligados a essa divindade regente.

Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.

Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.

Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.

Trazem nomes simbólicos análogos aos dos "Exus - adultos", demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelha/preta, etc.

Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando -as" e acabando com essas atuações.

A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os outros guias espirituais não têm.

Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.

Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e querida como todas as outras.

Ponto Cantado para Exu - Mirim:

Pedra rolou em cima da samambaia

Em cima de Exu-Mirim balança mas não cai (BIS)

Exu-Mirim no morro tá batuqueiro

Batucava noite e dia derrubando feiticeiro (BIS)



Fernando Sepe (28/09/05)

http://blog.orunananda.zip.net

Mais Pontos Cantados para Exu-Mirim

Ele é Exu !

É Exu-Mirim !

Não me nega nada,

Sempre me diz sim !

Exu-Mirim é o meu Exu de fé!

Exu-Mirim é pequeno na quimbanda!

Exu-Mirim saravando a encruza,

Exu-Mirim vencendo suas demandas!

Boa noite gente , como vai ? Como passou? (bis)

Exu-Mirim é pequeninho, mais é bom trabalhador. (bis)


O mercê das minhas almas não zomba de mim

O mercê das minhas almas não zomba de mim

Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim

Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim

16 comentários:

Unknown disse...

Sensacionais as colocações...estou iniciando como médium após algumas manifestações...uma delas, que foi puxada por pomba-gira no terreiro foi este exú, até então desconhecido para mim...obrigado pelos esclarecimentos, axé!

caio capaverde disse...

Trabalho com EXÚ-MIRIM HÁ MAIS DE 15 ANOS. Mesmo assim, noto uma preocupação de que a qualquer momento o exú-mirim possa criar confusões. Ele bebe,é claro, então tem sempre um cuidando. Acho ele um Exú tão "seguro". Sinto isso na incorporação, ele me passa essa segurança. Bom Axé para todos!!!!

Unknown disse...

Bom gostei da história bem legal mesmo, mas eu sou médium a anos e se você converçar com o meu exu mirim ele vai te contar coisas bem legais de quando ele era vivo... ele encarnou sim, fez coisas erradas e morreu cedo quando ainda era criança.... e eu trabalho com ele a um tempão....


bjs ....!!!! valeu pelas dicas

Anônimo disse...

Descordo de Priscila pois ele é um encantado, talvez conte historia sim de outros meninos que sofreram, mas exu mirim nao foi humanizado e pode brincar sim com historias de vida

MORENA DE ELITE disse...

quero saber qual e a imagem de exu mirinha que eu nao acho,e sei q tenho ela na minah cabeça mais nao sei qual e a imagem

Anônimo disse...

quero saber qual e a imagem da exu-mirinha se alguem sabe,pois tenho ela em minha cabeça mais nao a conheço

junior disse...

Trabalha com exu mirim a mais de 10 anos e esse exu é simplesmente maravilhoso, todos em meu terreiro é apaixonado por ele, costuma ajudar as pessoas, se compromete em seus trabalhos, mas essa estória de que exu mirim é encantado não dá pra acreditar,o meu exu costuma a dizer como ele desencarnou, parece que isso o marcou muito, mas respeito quem tem essa crença de que ele é encantado!

Anônimo disse...

Boa tarde!!!gostaria de saber se Exu-Mirim encorpora em gira de criança ou só em gira de exu??? e como faço pra diferenciar um Exu-Mirim de uma criança???

Anônimo disse...

Meus respeitos a todos os irmãos. No entanto, lembro-lhes que a versão apresentada parte de uma "revelação" afirmada por UMA das várias (versões) Umbandas existentes. O mundo espiritual nos dotou de algumas ferramentas eficazes: bom senso, lógica e racionalidade. Pelo menos bom senso todos podemos ter... Leiam mais, estudem mais, pesquisem outros autores e pensem... Aposentamos Sr. Ogum ou Sr. Xangô? Não precisamos mais de Preto Velho ou Criança? Cuidado com zombeteiros que se passam por Sr. Exú ou mesmo Sr. Exú Mirim (o nome já diz: é Exú)

Anônimo disse...

Excelentes explicações,até porque,em meio a tanta confusão e malversação,preconceito e ignorância,um bom esclarecimento no contexto da Umbanda Sagrada é sempre muito bem recebido,com certeza,e que sempre tenhamos mais e mais estímulos para buscarmos conhecer e esclarecer as coisas,em sua feição holística e multidimensional.Leiam na web livro psicografado de ótimo teor,intitulado VIDA ETERNAMENTE VIVA.

Cristina disse...

Adorei. meu filho ja toca atabaque com (9 anos) e tem exu mirim, ele é um bom menino, mas faz cada arte, é bom saber sobre esse encantado maravilhoso que vem pra fazer o bem. Obrigado .

Anônimo disse...

Saravá! Sempre! Agradecido, por tudo de bom, a mim! Sempre! Malê, Maleime, Agô! Axé, Axé, muito Axé!...

Anônimo disse...

Oh! Sempre! Todos os Benditos Exús! Sempre! Especialmente, ao Bendito Exú MARABÔ! Saravá, Salve! Ave! Namastê! Laroiê (Laroyê, Aruê, Arô)! Viva! Mojubá (Enamojubá, Emojubá, Amojubá)! Shalom! Sempre! Maleime, Malembe (Malê, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Grato (Mesmo), de todo e do fundo de meus: coração, mente, espírito, alma, por tudo de bom, a mim! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

paulo disse...

eu trabalho com o exu caveirinha ja faz 10 anos apesar de parecer jovem brincalhão todos dizem q ele naum parece uma criança mas parece ser jovem pelo jeito de falar e dançar

Socorro disse...

Adorei a matéria! ontem tive aula sobre exu mirim, eles tem uma força muito grande!e tem o poder de desenrolar nossa vida, desde que o médium aja de forma correta!isso pra eles é um adiantamento espiritual! tenham todos um bom dia!

* disse...

em ,,,em relaçao a Exu-mIRIM, TB NAO TENHO MUITO CONHECIMENTO NAO , MAS OQUE EU PUDE ENTENDER E A SENSAÇAO QUE SEMPRE TIVE A RESPEITO DELES , É QUE REALMENTE HÁ UMA CERTA MAGIA MESMO EM RELAÇAO A ELES , COMO SERES ENCANTADOS , APESAR QUE JA ME DISSERAM ALGUMAS PESSOAS QUE ELES SAO CRIANÇAS ENCARNADAS QUE JA PASSARAM POR ESSA VIDA , COMO MENINOS DE RUAS ,,,MAS EU JA RECEBI EXU-MIRIM HÁ UNS TEMPO ATRAS , E A SENSAÇAO QUE ELE ME PASSAVA ÉH DE SER ENCANTADO , E ME PASSA A IMPRESSAO DE VIVER NAS MATAS ,,,PRINCIPALMENTE GOSTAR DE ASSOVIAR ,,,BEM NAO TENHO TANTA CERTEZA ASSIM ,,,MAIS É A SENSAÇAO E IMPRESSAO QUE É ME PASSADA ,,,,E DEPOIS DE VER ESSE SITE , TIVE A CERTEZA DISSO AGORA ,,,BEM PELO MENOS SEMPRE TIVE COMIGO A SENSAÇAO E CERTEZA ANTES DO MEU EXU-MIRIM SER ENCANTADO , SO NAO VOU CITAR O NOME DELE POIS NAO TENHO CERTEZA DISSO ATE QUE ELE SE REVELE A MIM ,,,,MAIS TEM HAVER COM SERES ENCANTADOS QUE PARA O POVO SERIAM APENAS LENDA .


POREM ACREDITO MESMO QUE SÃO SERES ENCANTADOS E OQUE OS OUTROS NAO FALAM ELES FALAM POR TODOS KKKKK....POIS SAO MUITOS VERDADEIROS NO QUE FALAM APESAR DE MUITOS BRINCALHOES,,,POIS FALAM OQU E VEEM E NAO ESCONDEM , POR ISSO MUITOS DIZEM QUE SAO FOFOQUEIROS POR FALAR TUDO , EU GOSTO DELES ASSIM COMO DE TODOS OS GUIAS E ORIXAS .POIS SAO NOSSOS PROTETORES , GUARDIOES .E AVISAM DE TUDO QUE VEEM POR ONDEM PASSAM NOS ALERTANDO MUITAS VEZES DOS PERIGOS E INIMIGOS !

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LIVRO:POVO DE ARUANDA VOL I, II e III


COMPRE EM ATÉ 12 x SEM JUROS



 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Este é a união dos três volumes, que foram divididos apenas para ficar mais em conta cada volume, estes três volumes são o conteúdo deste Blog, clique na imagem e será direcionado onde o mesmo poderá ser adquirido.