CIGANOS NA UMBANDA

Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano



Autor: Nelson Pires Filho


Ed. Madras


"Eu vi um formoso Cigano
Sentado na beira do Rio
Com seus cabelos negros
E os olhos cor de anil
Quando eu me aproximava o cigano me chamou

Com seus dados nas mãos
O cigano me falou
Seus caminhos estão abertos
Na saúde, na paz e amor,
Foi se despedindo e me abençoou
Eu não sou daqui, mas vou levar saudades,
Eu sou o Cigano Pablo, lá das Três Trindades."

Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e "carregam as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um seguimento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.

Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.

O povo cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alçado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.

A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam faze-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação, fato que nos levaria a inviabilização doutrinária. Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.

Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar. Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas. Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.

Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.

Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs. O que existe são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões à serviço da luz nas trevas, como todo Guardião e Guardiã dentro de seus reinos de atuação, cada um com seu próprio nome de identificação dentro do nome de força coletivo, trabalhando na atuação do plano negativo à serviço da justiça divina, com suas falanges e trabalhadores, levando seus nomes de mistérios coletivos e individuais de identificação, assunto este que levaria uma obra inteira para se abordar e não se esgotaria.

Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.

Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carme, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também. É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.

Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los, sem pretender em tempo algum estabelecer regras ou esgotar o assunto, o que jamais foi nossa pretensão, mesmo porque não possuímos conhecimento de para tanto. A razão é que a respeito sofremos de uma carência muito grande de informação sobre o assunto e a intenção é dividir o que conseguimos aprender a respeito deste seguimento e tratamento. Somos sabedores que muitas outras forças também existem e o que passamos neste trabalho são maneiras simples a respeito, sem entrar em fundamentos mais aprofundados, o que é bom deixar induvidosamente claro.

É importante que se esclareça, que a vinculação vibratória é de axé dos espíritos ciganos, tem relação estreita com as cores estilizadas no culto e também com os incensos, pratica muito utilizada entre ciganos. Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação é utilizada para velas em seu louvor. Uma das cores, a de vinculação raramente se torna conhecida, mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.

Os incensos são sempre utilizados em seus trabalhos e de acordo com o que se pretende fazer ou alcançar.

Para o cigano de trabalho se possível deve-se manter um altar separado do altar geral, o que não quer dizer que não se possa cultua-lo no altar normal. Devendo esse altar manter sua imagem, o incenso apropriado, uma taça com água e outra com vinho, mantendo a pedra da cor de preferencia do cigano em um suporte de alumínio, fazendo oferendas periódicas para ciganos, mantendo-o iluminado sempre com vela branca e outra da cor referenciada. Da mesma forma quando se tratar de ciganas, apenas alterando a bebida para licor doce. E sempre que possível derramar algumas gotas de azeite doce na pedra, deixando por três dias e depois limpá-la.

Os espíritos ciganos gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto com um pouco de mel. Podendo ainda fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal e leva-los ao forno, por alguns minutos, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores e se possível incenso de lótus.

As saias das ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas, medalhas, são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos ciganos em geral. Os ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.

Uma das lendas ciganas, diz que existia um povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza. Um dia alguém resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu. Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza. Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.

É muito comum usar-se em trabalhos ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua..."

Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano



Autor: Nelson Pires Filho


Ed. Madras

20 comentários:

Juarez Júnior disse...

Eu recebo uma cigana por nome Maria desde os meus 14 anos, e ela diz ser turca e que acompanha minha família a gerações!!!
Eu gostaria de saber se isso me prejudica em alguma forma, já que ela não é exatamente meu guia!


RESPOSTA

Caro Juarez,

o que pode lhe prejudicar é fazer atendimentos dentro de sua residência, sem que você tenha uma proteção na mesma, pois nem sempre sabemos o que o consulente nos traz, ou seja, o que vem junto aos mesmos, entenda que nos Terreiros temos a proteção devida e assim mesmo as vezes acontece alguns fatos desagradáveis, mas nada que a proteção e a força da Casa não possa resolver e um grupo de Médiuns.
Quanto a recebe-la apenas, sem dar consultas nada tem como lhe prejudicar.

Priscilla disse...

Olá parabéns pelo site
Tenho duas curiosidades:
REcebo uma cigana linda vaidosa, que gosta de muito ouro e tudo tem que ser dourado. Uma amiga minha falou que ela tem vestes totalmente amarela e um cinturao de moedas, Cabelos lisos e totalmente preto. Se identifica como cigana da noite quando vem aos trabalhos, gostaria de saber se existe alguma foto da qual posso identificar a imagem?

outra dúvida é que me identifiquei muito com ela, gosto das mesmas cores artigos e flores, tem algum significado?

RESPOSTA:

Infelizmente não temos a foto, entenda que os Espiritos chegam até a nós por afinidades.

indira disse...

olá meu nome é indira participo de sessões umbandistas e tive surpresas porque recebo a aldeia toda mais não falo gostaria de fazer algo que desenvolve-se.

india disse...

olá! Tive um sonho com um homem de roupa vermelha turbante na cabeça e faixa dourada na cintura, vi ele em uma vasilha de agua, sei que é um cigano, preciso saber o que ele quer comigo,se puderem me ajudar fico grata.
Aguarda resposta.

RESPOSTA

Procure um Terreiro e se o irmão que você menciona acima quiser entrar em contato consigo, este fará dentro de um Terreiro

rosangela disse...

eu sou media desenvolvente e coloquei na minha casa um casau de ciganos pablo e natacha cuido com carinho pois sou umbandista fanatica agi certo ou errado preciso de resposta desde ja obrigado!!!!!!!

rosangela disse...

fiz isto na intenção que os ciganos me trouxessem prosperidade fartura e fortuna pois estou desempregada e não tenho sorte na area profissional!!!!!!! ficarei esperando resposta desde ja obrigado!!!!!!!!!!
feliz 2008 e muito axe!!!!!!!!!!!!

rosangela disse...

ambas as imagens coloque dentro de casa mais sentados!!!!!!!!!!!

valeria disse...

Apos ter lido este maravilhoso site, tive um contato com um casal de ciganos que vieram me ajudar, especificamente para energizar-me no segundo chacra. Observei todo o tratamento pois estava em estado de vigilia. Sou imensamente agradecida a eles por este beneficio. Inclusive deixaram algumas recomendacoes para que eu possa completar este tratamento. Nao os conhecia e nunca havia tido experiencia com Espiritos ciganos. Sou muito grata e estou pensando em preparar um altar para eles, seguindo as orientacoes do site.

Obrigado outra vez pelo site.

tatiana disse...

gostaria de saber se existe a pombagira sigana eulalia poia a minha dis ser eulalia e enho muita curiosidade em saber des de ja obrigada
adorei o sait muito enteresante valeu!!

HELENA disse...

Sou adepta a esse povo maravilhoso (CIGANOS)gostaria de saber sbre a CIGANA DO PANDEIRO,sei que ha várias falanges, já desenvolvida, recebo a

RuAm ... disse...

gostaria de saber .. se alguém conhece .. a cigana rhanna ..filha da cigana sulamita ...pq procuro saber sobre ela mas naum acho ... minha até agora só vi uma pessoa q receba ela.... entaum se alguem souber os nomes das filhas da sulamita por favor me passem ...


RESPOSTA:

Eu já ouvi falar dessa Cigana, mas algo muito superficial então fica dificil falar da mesma, quanto a saber filhas de espiritos, vida anterior dos espiritos, ainda mais de ciganos é algo realmente muito dificil de saber, e em nada contribui na espiritualidade.

Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

cintia disse...

gostaria de sabe se tds as pessoas que trabalham com entidades recebem uma entidade cigana
se nao recebem tem possibilidade de cuidar de alguma entidade cigana???????
e poderia receber a historia da cigana odara eo que ela gosta e a oracao dela
este site esta de parabens ois e muito explicativo e consigui tirar varias duvidas
sobreo o povo cigano

RESPOSTA

Todos tem, mas nem sempre este trabalha com o Médium, e não é um e sim um casal.

Para saber mais sobre a Cigana que você pediu leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

Sheila disse...

Bom dia, é impossivel descrever a minha felicidade ao por acaso encontrar este site. A sua simplicidade e eficácia é uma luz no caminho de tantas pessoas, assim como eu, que tem ansia e necessidade de aprender de forma correta e idônea o verdadeiro significado do ESPIRITISMO. Ja andei em varios centro, porem sempre tive forte intuição e grande vibração com a doutrina UMBANDISTA/KARDEC. Em consulta c/ VOVO MARIA CONGA, foi-me dito ser chegada a hora de trabalhar, pois se for por AMOR será pela DOR. CREIO TER CHEGADO O MOMENTO.

Sheila disse...

Na verdade sempre procurei respostas e nomes, aos quais em cada lugar eram diferentes. Hoje entendo que isso é o que menos importa, pois com nossa DEDICAÇÃO, AMOR E CARIDADE sendo empregados no local certo, as respostas fluem naturalmente. Devemos por tanto ter FÉ E PACIÊNCIA.

Muito obrigado por tantos esclarecimentos.
Que OXALÁ ABENÇÕE E PROTEJA A TODOS.

deise disse...

Olá! Amigo, em primeiro lugar parabens pelo seu site. Bom!.. Eu sou da umbanda a uns 15 anos,e a 1 ano e meio estou na nação cabinda, sou de oxum Ademum, bem!... mas não é isso......o que eu gostaria de saber se vc conhece a cigana do jarro?...A sua historia? Pois nesses 15 anos nunca vi nenhum médium que trabalhase com ela, vc já a viu em algum médium? Sei te disser que ela gosta muito de dançar, toca castanholas, fala do passado, presente e aconselha sobre o futuro para os consulantes, e ganha muitos presente. Mas, por favor me desculpe alguma coisa, sou uma pessoa humilde. Gostaria muito de sua resposta, mas muito mesmo. Des de já te acradeço. Que minha mãe e o grande pai oxalá te ilumine sempre, saude e paz.


RESPOSTA:

Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

Dan souza disse...

quro saber sobre a imantação da imagem de sata Sara Kalli e cigano , cigana como devo preparalos , como posso trabalhar um punhal tem que ser so de prata


RESPOSTA

Vocês deveriam tentar ler mais o conteúdo do site, nesta mesma página tem a resposta que você procura, ou seja, uma resposta que dei a uma irmã. Quanto ao punhal eu trabalho com um Cigano e ele usa o punhal que pude dar para ele na ocasião e lhe garanto que não é de prata.

patricia mota disse...

sou da umbanda e minha mãe de santo fez o assentamento de uma cigana chamada paola gostaria de saber sobre ela, vc poderia me informar

RESPOSTA:

Eu desconheço assentamentos para Ciganos, quanto a saber sobre a Cigana leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

alex disse...

Meu namorado e eu somos de umbanda e ele trabalha com um casal de ciganos!!!!
Ciganos sao povo de esquerda? sao Exus?
espero tua resposta.....


RESPOSTA

Leia o Texto CIGANOS - TENTANDO DESMISTIFICAR (clique)

Marlon Ap. Gomes disse...

Boa Noite td bem? Gostaria de saber um pouco sobre o Cigano Dário e se for possivel ver algumas fotos do mesmo. Muito obrigado
Abraços.

luciana disse...

Sou umbandista, trago na minha corrente 5 ciganos, 2 ciganas e 3 ciganos mas a cigana q vive comigo se chama janete gostaria de saber se vc ja ouviu falar sobre ela e se tem alguma musica dela sei q ela é mto linda naum gosta de ouro e sim prata as cores dela são cores claras, desde já agradeço se puder me ajudar!

Tbm tenho a cigana Carme
O cigano Igor
O cigano Otavio
O cigano Salomão
Esses 2 ultimos q falei tbm naum sei nada sobre eles se tbm puder me ajudar agradeço.

RESPOSTA:

Leia o texto: APRENDENDO SOBRE SEU GUIA (clique)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LIVRO:POVO DE ARUANDA VOL I, II e III


COMPRE EM ATÉ 12 x SEM JUROS



 POVO DE ARUANDA I, II e III

Clique na imagem e compre o livro!

Este é a união dos três volumes, que foram divididos apenas para ficar mais em conta cada volume, estes três volumes são o conteúdo deste Blog, clique na imagem e será direcionado onde o mesmo poderá ser adquirido.